Zevista Zemanal 2

Sexta-feira! Dia de “Zevista Zemanal”, com o que há de bom (ou não) por aí.

 

APPs

Myfitnesspal pode aparecer, na loja brasileira, como “contador de calorias”. Esse aplicativo é genial, além de gratuito. Com ele, você monitora seu peso e ele te dá uma meta diária de calorias. Tudo que você comer, vai prum diário de refeições, em que ele calcula através dum enorme banco de dados colaborativo, as calorias, proteínas, e um bocado de coisas sobre a sua dieta.

Uma das vantagens é a facilidade em simplesmente colar a refeição de ontem pra hoje. Com isso, o processo fica bem fácil. E ainda dá pra descontar calorias de exercícios feitos! Seguindo direitinho dá pra perder peso bem facilmente.

 

Jogos

O Smallfish Chess (iOS) além de ter níveis olímpicos de dificuldade e ser gratuito, suporta a leitura de arquivos em formato PGN (Portable Game Notation).

Agora, o pulo do gato: no site pgnmentor existe um enorme banco de dados com diversas classificações, incluindo jogadores. Mas como mandar esses arquivos para o seu Smallfish?

Faça o download gratuito do arquivo (escolhi as 1730 partidas disponíveis do Magnus Carlsen), copie para seu dropbox. De lá, selecione o arquivo e clique em “Abrir em…” e escolha Smallfish. Pronto! Já pode acompanhar e estudar o repertório do seu mestre favorito, e totalmente de graça!

 

Youtube

O site Continue Curioso produz vídeos muito bons com os empreendedores mais legais. Nada daqueles vídeos quadradões, com locução empostada das grandes redes de televisão.

É gente que mudou de emprego, que descobriu uma paixão, que começou a se mexer, que abriu uma empresa e deu certo (nem sempre na primeira vez).

O canal do youtube é obrigatório. Cuidado pra não abrir isso no trabalho! Você vai piscar o olho, e já terá visto vários vídeos!

 

Livros

Em “Trabalhe 4 horas por semana“, Timothy Ferris promete o Santo Graal. Trabalhar meio expediente em um só dia da semana e viver como um milionário! Incrível, né? Pois é.

Tim Ferris vendeu a ideia de que conseguia aprender qualquer habilidade em muito pouco tempo. Fosse aprender chinês, tango, ou uma arte marcial. E trabalhar 4 horas por dia e viver como um milionário. Mas ele não fez nada disso. Trabalhou uns 12 anos até vender sua empresa de suplementos por uma bela grana. E decidiu escrever livros.

Nesse livro, ele dá dicas de, por exemplo, como ser considerado um expert em qualquer área sem nenhuma formação acadêmica.

Pra um cara que pagou pra que pessoas dessem recomendações positivas ao seu livro na Amazon e fez amizades com blogueiros pra que indicassem seu livro, Tim pode ser considerado, no máximo, um “expert-alhão”.

 

Podcasts

Se alguém aí está aprendendo francês, uma excelente dica são os podcasts da Radio France Internationale.

São dois diferentes: o “Appendre le français avec l’actu”, que são comentários curtos (2 ou 3 minutos) com expressões usadas nas últimas notícias, e o “Journal en français facile”, que tem sempre 10 minutos.

E pra quem estuda outros idiomas, a RFI tem um site com notícias em 12 opções diferentes!

Deixe sua opinião