Evite o Overlearning e Aprenda em Menos Tempo

Quem nunca leu um texto uma vez , e depois outra, e outra, esperando que a informação simplesmente entrasse na cabeça?

Ou uma explicação sobre um assunto prático, e se assustou ao ter que conferir o material mais uma vez? Ou estudando matérias exatas, repetindo por horas exercícios que já domina?

Isso é o chamado “overlearning”. E estudos indicam que só aumenta a retenção no curto prazo. Ou seja, quando o overlearning é cognitivo – e não físico – é uma perda de tempo. E como tem gente que faz isso!

Não é sempre ruim: é bom pra dominar um soco de karatê, saque de tênis ou algum procedimento de emergência, mas não pra aprender trigonometria.

O overlearning pode ser positivo, mas só em prazos muito curtos. Não ajuda em nada a quem vai prestar um concurso ou estuda pra passar num vestibular difícil.

O pior é que esse hábito tem sido perpetuado através da maneira como os estudantes se preparam pras provas nas escolas: estudam muito, mas quase sempre só na véspera do exame.

Testar-se com frequência é um método mais eficiente que simplesmente ler e reler o material por longos períodos. Pra quem acompanha o zinplez, isso não é nenhuma surpresa.

Outra maneira de substituir o overlearning com vantagens é praticar os exercícios em mais de uma sessão de estudo. Ou seja, ao invés de um sessão grande do mesmo assunto, sessões menores em dias diferentes.

O intervalo ideal entre as sessões de estudo parece ser entre 10 e 30% do tempo entre a última sessão de estudo e o teste (uma prova que verifique a retenção, como um exame escolar ou concurso).

Assim, se seu exame é em uma semana, o intervalo de 1 dia é o melhor. Se for em 6 meses, o intervalo por volta de 1 mês entre duas sessões de estudo do mesmo assunto é o mais adequado.

Isso porque a pesquisa foi feita com apenas duas sessões de estudo. Ou seja, 1 dia de intervalo e a prova uma semana depois. No de 6 meses, um mês de intervalo entre as sessões, seguidas por seis meses até a verificação. 

Em breve, vamos ver uma excelente maneira de fazer os auto testes em qualquer lugar e sem complicação!

2 Comentários


  1. ·

    Em breve, vamos ver uma excelente maneira de fazer os auto testes em qualquer lugar e sem complicação!

    QUANDO ? ESTOU ESPERANDO A DIAS.

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Olá Rafaella!

      Se você acompanha o zinplez, deve ter visto, em algum lugar, a Copa de Procrastinação. É uma maneira de estudar brincando o assunto que você quiser. Seja inglês, espanhol, japonês, direito constitucional. Misturamos os métodos mais avançados de repetição espaçada com um placar! E ainda por cima é de graça! Vale experimentar!

      Responder

Deixe sua opinião