Feliz Ano Novo! De Novo!

恭喜发财

“Gong1 Xi3 Fa1 Cai2” – É assim que os chineses desejam “feliz ano novo”. E começam as festividades do 春节 (Chun1 Jie2) – o Festival da Primavera, como é comemorado o ano novo lunar na maior parte da Ásia.

Já o ano novo ocidental é tradicionalmente comemorado pelos orientais com uma espetacular indiferença.

No Festival da Primavera, ao contrário, os chineses mostram para as galáxias que descobriram a pólvora. Quem acha a virada do ano novo em Copacabana animada, imagine aqueles 30 segundos em uma semana inteira.

Nessa data, os chineses voltam pras suas famílias (no maior movimento migratório do planeta), limpam suas casas, fazem pratos tradicionais como o 饺子 (jiao3zi – conhecido no Brasil como “guioza”), penduram o caractere de sorte (福 – fu2) de cabeça pra baixo nas portas, e assistem à chatíssima programação da CCTV, o canal estatal.

O zodíaco chinês faz jus ao nome. Zodíaco é “círculo de animais”, em grego. E esses animais, os únicos 12 que atenderam a um pedido de Buda para uma reunião, viraram os signos do zodíaco chinês.

O dragão, o mais poderoso, representou também o imperador através dos tempos. Os chineses têm uma preferência tão grande por ele que os nascidos sob o signo do dragão têm que disputar as vagas escolares com afinco.

Isso porque uns animais dão bons anos para ter filhos, outros são preteridos. O tigre, por exemplo, dá filhos muito agressivos. Melhor não.

Esse ano é o signo da cabra, e existe um ditado que é praticamente uma maldição: 十羊九不全 (shi2 yang2 jiu3 bu4 quan2 – “Nove em cada dez cabras têm má sorte”).

Além do ancestral azar, dizem que as cabras não dão líderes. O governo então está lançando uma campanha pra mostrar que os nascidos no ano da cabra podem ter boa sorte e ser líderes, como Bill Gates e Steve Jobs (ambos nascidos sob a cabra) para evitar um aumento no número de abortos.

Cabras são criativas, tranquilas e trabalham bem em grupo. Também é um bom ano pras artes. Leonardo da Vinci, Michelangelo, Gauguin, Isaac Asimov, Mark Twain, tudo cabra bom!

Se são submissas? Pergunte pro Bruce Willys, Jason Statham, Robert De Niro, Chow Yun-Fat, Mel Gibson e Hulk Hogan! Quanto cabra arretado!

E não é porque eu não acredito em horóscopo que ele não funciona! Vou aproveitar os chifres da cabra, o espírito coletivo, a tranquilidade, e tentar transformar esse ano no ano da paciência.

E você? Qual a sua meta pro ano da cabra?

2 Comentários


  1. ·

    Grande ZNP!

    Como é bom ler teus divertidos textos! 🙂

    Meta do ano? Defender o mestrado, antes que isso me mate. 😀

    Um grande abraço e um ótimo ano para vc e família!
    Carlos (“Gineto Santos” da HM).

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Ginetão! Rapaz, defender um mestrado é resolução pra dois anos novos mesmo! hehe! Tomara que a cabra te dê a paciência que você precisa!

      Mais uma vez, obrigado pelas palavras gentis, feliz ano novo pra toda a sua família e… 恭喜发财! 😉

      Responder

Deixe sua opinião