Música para Aprender

Amigos, vocês ouvem música enquanto estudam?

Já é sabido que música pode aumentar sua capacidade física, especialmente durante exercícios aeróbicos, o que pode ser dito sobre o efeito de música enquanto estudamos?

Também sabe-se que sua música preferida – seja ela qual for, pode colocar seu cérebro mais rapidamente no modo difuso (default mode network).

Um outro estudo separou os participantes em três grupos: um estudou sem música, um com suas músicas preferidas, e outro com músicas que não gostavam. O resultado foi que os que estudaram sem música se saíram melhor.

Mas acontece que os dois grupos que ouviam música escutaram música com letras, isso é, com a voz de alguém. Já há estudos que mostram que as áreas do cérebro que interpretam e processam as vozes na música são as mesmas usadas enquanto estudamos. Ou seja, ouvimos um ruído que atrapalha.

Então, teste o que funciona pra você: estudar num ambiente silencioso é garantia de bons resultados, mas se você estiver num ambiente barulhento e quiser gerar ruído branco, use sempre música SEM nenhum tipo de voz. Os piores resultados são com músicas que tem vocais, goste ou não delas.

Enquanto estudo, às vezes tenho a nítida impressão de que as ambulâncias estão desviando da minha mesa! Quando isso acontece, já abro minha lista de estudos. Algumas delas são clássicos das trilhas de filmes e jogos. Mesma coisa para o trabalho num escritório barulhento.

Uma outra técnica que já usei era estudar em padarias, daquelas bem barulhentas, pra trabalhar a concentração em si. Mas não tinha música.

E vocês, como estudam? Com música ou sem?

2 Comentários

  1. Gutex
    ·

    Tenho a sensação de que quando era adolescente podia fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo. Ex.: Escutava rádio, cantava a música e resolvia problemas matemáticos, ou respondia questionários com uma facilidade que irritava minha mãe. Gerando pequenos atritos do tipo “faça uma coisa de cada vez menino”
    Contudo hoje em dia com pouco mais de duas décadas de vida, percebo que se a música tem vocal, fico todo atrapalhado, pois não sei se presto atenção na música ou no livro. A impressão que tenho é que tem alguém do meu lado tocando bateria e gritando. Hoje em dia ligo minha fonte d’água e estudo que é uma beleza.

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Essa fonte de água também pode ser uma fonte de concentração! 😀

      Esse modo multitarefa tem sido contestado há algum tempo. Tarefas diferentes que usam o mesmo circuito cerebral diminuem o tempo de resposta nas duas tarefas. Sua mãe estava certa! 😉

      Responder

Deixe sua opinião