Bullet Journal

Tem bastante tempo que procurava um aplicativo que pudesse organizar a vida inteira, não só uma atividade.

Se tivermos um aplicativo de agenda, outro pra notas e listas, outro pra controlar a frequência de meditação ou o espaçamento de sessões de estudo, não há HD que aguente!

Acabei achando um aplicativo inteiramente analógico que faz isso tudo! É o Bullet Journal.

No link acima tem todo o passo a passo. Basicamente, num caderno quadriculado (nem precisa ser), você deixa a primeira página em branco para o índice. Em seguida, separa duas páginas para o mês corrente. E depois vêm os dias.

Quando você precisa fazer listas, faz numa página separada. Listas de leitura, passos para organizar uma viagem, etapas de um projeto, e por aí vai.

O nome do diário vem dos “bullets”, esses marcadores que diferenciam as tarefas a fazer (quadrados), compromissos (círculos) e notas (pontos). Fez a tarefa? Marque o quadrado. Se não fez a tarefa nesse mês, quando o mês fechar você passa pela lista do mês, marca com uma seta e manda a tarefa para o mês seguinte. Se uma tarefa ou compromisso perdeu o sentido, é só riscar.

Com um caderno simples é possível fazer seu diário. Há quem compre um molesquine super bacanudo, com capa de couro. Eu comprei o caderno quadriculado mais barato que achei, por poucos reais. Daqueles grandes. Não tem glamour, mas faz tudo o que o outro faz por uma fração do preço.

O básico está nesse vídeo:

Daí pra frente, é buscar a consistência. E o melhor de tudo: agora marco quanto tempo durmo, quanto tempo medito, anoto quantas calorias consumi no dia, frequência dos exercícios.

Só listei algumas ideias. O que você vai anotar depende só de você. Tomara que marque muitos quadrados!

6 Comentários

  1. razmth
    ·

    Muuuuuuuuuuuuuito massa essa postagem, Z. Não sei se é a coisa da novidade ou se porque vi bastante potencial no método. Eu realmente me pego perdido às vezes tendo que consultar notas e tarefas no Google Keep, eventos no Google Calendar, horários de aula no Timetable…

    Do ponto de vista da revisão espaçada, onde as têm colocado? Na página de eventos do mês?

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Opa raz! Sobre repetição espaçada, ou você tem uma caixa de Leitner (analógica) ou usa o Anki (digital). O Bullet pode ajudar a manter o registro da consistência das revisões e assuntos, né?

      E obrigado pelo comentário! 😉

      Responder
  2. Anônimo
    ·

    Sensacional! Estou até em dúvida se uso o bullet e largo o Evernote!

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Eu nunca soube usar o Evernote como deveria. Uso o Readability pra salvar textos que quero ler depois, mas pra organizar a vida mesmo…

      Obrigado pelo comentário!

      Responder
  3. Vinicius
    ·

    OI ZNP, adorei seu blog, estou lendo tudo aqui, haahahah, eu uso o DOIT.IM pra tudo.. sincroniza com google calendar se precisar e os APP’s para smart são ótimos… Um grande abraço..

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Olá Vinicius! Obrigado pela dica! Vou conferir! O Bullet Journal é bacana pra turma offline, né? Escreveu, tá sincronizado! 😀

      E obrigado pelo comentário!

      Responder

Deixe sua opinião