A Mentalidade do Crescimento

Durante muitos anos, a professora de psicologia Carol Dweck identificou uma série de ações que nos condicionam a recompensas desde cedo. Ganhar notas 10 na escola, por exemplo.

Realizou experiências que consistiam em dar problemas ligeiramente mais difíceis do que se esperava que as crianças resolvessem. E identificou dois tipos de mentalidade:

1) A fixa, em que as crianças acham que não têm os recursos para resolver os problemas;

2) A de crescimento, em que as crianças veem no problema um desafio, uma oportunidade para aprender alguma coisa nova. Pensam que podem ativamente mudar suas capacidades.

Ela indica não elogiar a inteligência ou talento, mas o esforço e determinação com que as crianças se entregam às tarefas.

Curiosamente, a prof. Dweck identificou alguns traços de personalidade que podem ser encontrados em amigos e colegas de trabalho – em cada um de nós.

(Ao final do artigo está o seguinte vídeo – um TED – com legendas em português.)

Os resultados em comunidades carentes foram simplesmente incríveis. Entre um ano e ano e meio, escolas que estavam no fundo das avaliações do distrito e até do estado ficaram no topo, ultrapassando inclusive escolas de regiões ricas.

Esse jovem brasileiro que estudava lendo livros achados pela mãe no lixo ajuda a trazer o conceito de mentalidade de crescimento para a realidade.

Podemos aprender com essas crianças. A não repetir que somos ruins em matemática. Que não temos talento para alguma tarefa ou que não somos bons com idiomas.

Como na frase de Henry Ford: “Quer você pense que é capaz, quer pense que não é, você está certo!”

PARA SABER MAIS

TED onde Carol Dweck expõe o “Growth Mindset”. O vídeo acima, com legendas em português!

Mindset: The New Psychology of Success – Livro da prof. Dweck.

 

2 Comentários

    1. ZNP
      ·

      Olá leowaltrick! Sim! Tenho estudado um bocado! E muita coisa compartilho com a turma nas Zevistas Zemanais! Podcasts, livros, cursos, artigos…

      Muito obrigado pelo comentário!

      Responder

Deixe sua opinião