360 Da Vinci

Há muito tempo não fazia uma foto 360. A exposição de da Vinci no Centro Cultural FIESP me pareceu uma boa oportunidade prum exercício rápido.

A 360 Teotihuacan foi feita com uma compacta Canon S100, que tem uma lente equivalente a 24-120 mm. E pra fotos 360, quanto mais aberta, melhor. Dessa vez, usei uma lente Canon 10-22 mm na boa e velha T2i.

Gente passando e pouca luz são sempre desafios. E com o fator de corte do sensor, 10 mm viram pouco mais de 15. Então, perdi o teto e o chão. Tudo bem, posso viver com isso.

As novidades dessa 360 ficam por conta d’eu conseguir colocar a foto direto na página (ao invés dum link), e conseguir esconder os botões da interface da foto 360. Basta clicar na foto abaixo e, mantendo o botão esquerdo do mouse apertado, mover pra direção que quiser.

Continua com tela cheia! Clique com o direito e escolha a opção “fullscreen”.

A exposição é bacana. Muito bonita e bem montada, com muitas réplicas, maquetes e informação. Vai até maio!

5 Comentários

  1. razmth
    ·

    Muito massa! É engraçado como apenas uma faixa central fica em verdadeira grandeza, mas ainda assim o efeito fica muito realista.

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Opa raz! Eu reparei que quando a foto fica completa (360×180), é possível ajustar a distância focal. Ou seja, quem visualiza a foto pode escolher se quer um ângulo mais aberto ou menos (como olho de peixe, normal e outros). Quem sabe na próxima?

      E muito obrigado pelo comentário!

      Responder
      1. razmth
        ·

        Verdade. Agora eu vi que a um certo zoom a transição dos objetos em foco para os objetos laterais fica mais suave, não que estivesse ruim, longe disso. De qualquer forma, como essas fotos 3D são feitas? Talvez assunto para um post futuro. 😀

        Abração!

        Responder
        1. ZNP
          ·

          Opa, raz! Essa foto não é 360×180, mas dá sim pra dar um zoomzinho. Essas opções de distorcer menos vão aparecer nas fotos 360×180 (mostram o chão 90 graus pra baixo e o teto 90 graus pra cima – como o da 360 Teotihuacan).

          Boa ideia, fazer um tutorial de foto 360! Dá um bom trabalho, mas vale a pena! E como dá pra fazer com câmeras compactas, qualquer pessoa pode fazer, principalmente quando estiver viajando, de férias. Se eu tivesse aprendido a fazer isso antes, teria feito muitas fotos legais em vários lugares bacanas em que já passei. Paciência! hehe!

          Abração, amigo! Boa semana pra você!

          Responder

Deixe sua opinião