Zevista Zemanal 12

E vamos a mais uma sexta!

LIVROS

Em Fluent Forever, Gabriel Wyner, um engenheiro que canta óperas, mostra a sua abordagem no aprendizado de idiomas. Esse é o primeiro livro que vejo que se concentra em aplicar as pesquisas de neurociência das últimas décadas para o aprendizado de línguas.

Seu método se baseia em:

  • Aprender a pronúncia primeiro;
  • Não traduzir;
  • Usar sistemas de repetição espaçada.

Com toda certeza, vale a pena!

PODCASTS

Autor do livro The Brain that Changes Itself (2007), Norman Doidge está lançando em 2015 The Brain’s Way of Healing, também sobre neuro plasticidade, mas dessa vez sobre terapias não invasivas usando a atividade consciente do paciente como parte do tratamento. A entrevista rolou no Brain Science Podcast 116.

Andy Weir é um programador de software bem divertido que sempre gostou de escrever em seu blog. Ele também é o autor do The Martian, um livro que foi publicado de maneiras tão despretensiosamente loucas que é surpreendente que esteja virando um filme. Não um filme qualquer: está sendo dirigido por Ridley Scott e tem um elenco estelar.

A história foi escrita usando um bocado de ciência real ao mostrar como um astronauta tenta sobreviver em Marte. A entrevista é muito boa! Inquiring Minds 72. Ahh! O filme tem previsão de lançamento para novembro deste ano!

FILMES

O Netflix tem um filme que não é novo, e que eu dificilmente descobriria sozinho. Happy, de 2011, começa com pesquisas sobre o que define a felicidade na vida real: genética? Dinheiro? Sua própria decisão?

Daí segue com entrevistas de pesquisadores, alguns conhecidos deste blog, e casos reais bem fortes. Bacana!

YOUTUBE

Ao descobrir o Mashd N Kutcher, me peguei indo de um vídeo para o outro. O camarada manja de som! Ele faz arranjos com Mario Kart, com os avisos num avião, com músicas famosas.

Veja o que ele faz com a ajuda do camarada que entrega pizza:

6 Comentários

  1. razmth
    ·

    Caraca! Muito bom esses vídeos, hahaha! Ainda não ouvi nenhum Inquiring Minds, é a primeira coisa que quero colocar na rotina depois da meditação.

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Inquiring Minds tem muita coisa boa. Tem que garimpar, porque cada episódio tem quase 1h, né? E esse canal do YT, minha nossa! Viu o do Mario Kart? O cara é um gênio!

      Responder
      1. razmth
        ·

        Sim, são bem grandes, por isso tenho que achar um tempinho pra eles. Ou então ouvir picado, o que é um pouco pior. Vi si! É criativo demais, hahaha!

        Responder
        1. ZNP
          ·

          Eu sempre leio a descrição antes. Tem uns que não me interessam, mas outros, como essa entrevista com o escritor do The Martian, são demais!

          Responder

Deixe sua opinião