Contando carneiros ou carnês?

Mês passado a Philips publicou uma pesquisa sobre hábitos de sono com quase 8 mil pessoas de 10 países, incluindo o Brasil.

Dessas, só uma minoria de 17% dorme bem. 22% acordam antes do que gostariam entre 5 a 7 vezes por semana. 57% disseram que poderiam dormir melhor.

67% dormem com um celular ao lado, mas só 21% apontaram a tecnologia como o que mais atrapalha o sono.

Agora, surpreendentemente, o fator que mais interfere no sono, de uma lista de 13 razões, foi preocupação com finanças e com trabalho.

Apesar de tido como um país de povo alegre e despreocupado, o Brasil liderou na preocupação com as finanças (39%), enquanto que EUA e a média dos países europeus ficaram em 31%. Ou seja, parte dos brasucas pensa nas prestações na hora de contar carneiros.

Em relação à preocupação com trabalho, 43% dos sul coreanos apontaram como a maior causa de um sono ruim. Em seguida vieram os brasileros, com 33%. E os chineses a seguir, com 32%.

Curiosamente, entre muitos fatores que podem influenciar sua saúde e bem-estar, o sono foi o escolhido com 87%. Depois vieram dinheiro, relações afetivas, família e hobbies.

E 6% ainda disseram sofrer de apneia obstrutiva do sono! Se algum familiar disser que você costuma roncar, procurar um médico pode mudar sua vida!

Confira o infográfico da pesquisa.

Sabemos o quanto o sono é importante, especialmente quem estuda e precisa aprender e produzir muito.

O que fazer? Felizmente, zinplez se antecipou a essa pesquisa! E entre as recomendações para um sono melhor, está escolher três razões pelas quais ser grato ao dia que acabou.

Ainda podemos fazer mais, como uma sessão curta de meditação, para evitar que o pensamento navegue em águas tempestuosas. E, finalmente, podemos ir na fonte: tentar consumir menos e poupar um pouquinho mais!

Quem viu o filme Sete Anos no Tibete deve se lembrar do Dalai Lama:

_Nós temos um ditado no Tibete: Se um problema pode ser resolvido, não há porque se preocupar. Se não puder ser resolvido, preocupar-se não vai fazer nenhum bem.

4 Comentários

  1. SherlockGomes
    ·

    Muito bom! Gostei bastante da criatividade do título. Com pessoas como você colocando conteúdo de qualidade e de graça, essas pesquisas tendem a ter um resultado diferente no futuro.

    Abraço

    SG.

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Muito obrigado pelas palavras gentis, amigo! Espero não decepcionar! Abração!

      Responder
  2. Caroline
    ·

    Este texto chegou para mim na hora certa! Sempre penso em milhões de coisas antes de dormir, a maioria são coisas ruins. Começarei a colocar em prática a dica de pensar em 3 coisas boas, e lutar todos os dias pra fazer acontecer 3 coisas boas – isso também é importante. Não adianta ficar parado vendo a vida passar

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Minha nossa! Sei bem o que é isso.

      Parece que quando a gente mais precisa dormir é que começa a “Tela Quente” do cérebro, só com trechos escolhidos entre os piores de todos os tempos! É bom saber que o cérebro tem esse gosto esquisito e já chegar preparado!

      Em caso de emergência, medite! Também funciona!

      E muito obrigado pelo comentário, Caroline! 😉

      Responder

Deixe sua opinião