Introdução ao Budismo Tibetano – Parte 5

Este é um breve relato do 5º e último módulo do curso de introdução ao budismo tibetano.

O módulo anterior foi descrito aqui, e falava sobre os Três Principais Aspectos do Caminho (que são a essência dos ensinamentos de Buddha), sendo eles: renúncia, bodhitchitta (a mente da Iluminação) e a visão correta da realidade.

Desta vez, foi explicada o que é a visão correta da realidade com muitas histórias pessoais ilustrativas, com a interação de quem assistia.

A parte mais interessante foi o encerramento, em que foi demonstrada a autocura tântrica NgalSo, que é uma prática criada pelo Lama Gangchen, e usada especialmente no ocidente.

Esta prática consiste numa meditação com visualização, mantras, orações e mudras (gestos com a mão). É realizada muitas vezes diariamente pelos praticantes, e o Centro de Dharma promove a prática coletiva e regular da autocura.

Valeu ter conhecido um pouquinho do budismo tibetano. Através destas reuniões também conheci o trabalho da Fundação Lama Gangchen, que ensina meditação em escolas e postos de saúde como “exercícios de respiração e concentração”.

Quem teve curiosidade sobre o budismo tibetano pode aproveitar a visita do Lama Michel ao Brasil, que é um dos mestres do Centro.

Deixe sua opinião