Enquanto você dormia

Quem nunca passou noites em desespero estudando antes de uma prova? Ou acordou de madrugada para revisar uma apresentação importante?

Pois é. Vários estudos sugerem que você deveria ter dormido!

Que o sono melhora a memória, não é novidade. Em estudos desde o começo do século XX, depois de aprender pares de palavras, quem dormiu antes dos testes lembrou de mais pares. Até um bom cochilo melhora os resultados.

Durante o sono, os neurônios do cérebro continuam disparando, e mudando de padrão. A ondas curtas e mais frequentes da vigília dão lugar a ondas menos frequentes e mais amplas à medida em que o sono fica profundo.

O sono acontece em ciclos, ficando profundo e retornando até o estágio REM (Rapid Eye Movement), cujo padrão se parece com a vigília.

Ratos que correram em labirintos dispararam o mesmo padrão de células do hipocampo enquanto estavam dormindo.

Essa atividade também acontece com os humanos, e o processo que acontece envolvendo o hipocampo (sem o qual não se adquire novas memórias) e o neocórtex (onde fica a memória de longo prazo) chama-se consolidação. A atividade no hipocampo aumenta durante uma fase do sono profundo, sem sonhos.

Esse padrão de ondas lentas tem sugerido que sinapses criadas durante o aprendizado e fortalecidas durante o sono são a chave para a memória.

Ano passado, cientistas chineses demonstraram que tanto os ratos que dormiram quanto os que ficaram acordados produziram novas sinapses no córtex motor depois de um treinamento, mas os que dormiram desenvolveram um número maior delas.

Não apenas isso, mas humanos testados depois de um treinamento seguido de descanso sem sono, uma soneca rápida, e um cochilo com sono REM tiveram resultados diferentes, com o grupo que teve o sono REM liderando os mais criativos, o que não é surpresa pra gente.

Voltando às vésperas de provas, enquanto vários estudos mostram que você deveria ter dormido, nenhum deles sugere que você não deveria ter estudado com antecedência!

3 Comentários

  1. razmth
    ·

    Excelente pastagem, Z! Mas fiquei com uma dúvida paralela: tenho lembrado de vários sonhos ultimamente, quando nunca lembrava deles. Será que meus sonos estão menos profundos? Ou que meus ciclos estão passando mais rápido pelo sono profundo? Qualitativamente, acho que não tem sido tão renovador, tenho acordado volta e meia com um sono agitado, um barulho ou qualquer coisa que seja.

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Se mudou algum hábito recentemente, pode tentar mudar outra vez. E alguns alimentos podem deixar os sonhos mais vívidos. É uma boa prestar atenção no que tem comido (se mudou algum hábito alimentar).

      Abração!

      Responder

Deixe sua opinião