Copa Zinplez de Procrastinação!

Há muito tempo a gente vem lutando contra a procrastinação. Essa síndrome entra na nossa rotina e rouba o tempo livre, destrói nossa produtividade, impede que a gente se exercite, trás péssimas notas, evita que sejamos aprovados em concursos e até pioram nossos relacionamentos!

Já aprendemos a esquecer um doce pra ganhar dois, a dividir os prazos das tarefas nós mesmos, a tomar os maus hábitos como reféns, que uma quinta é tão boa quanto qualquer dia para tomar resoluçõescomo mudar maus hábitos, e até plantamos tomates para produzir mais!

Mas como a procrastinação é um impulso, ceder a esse impulso nunca foi pensado como uma estratégia produtiva. Agora convido todos a não apenas ceder, mas a participar do 1º campeonato de procrastinação do mundo!

Isso mesmo! Não tem nenhuma pegadinha! Vamos nos inscrever num aplicativo de flashcards e escolher um assunto – de preferência línguas. Pode ser espanhol, francês, inglês, japonês, mandarim, persa. Também pode ser um outro assunto qualquer, como tópicos de algum concurso, matéria escolar ou da faculdade.

O aplicativo é o Memrise, já indicado no texto sobre Flashcards e o Sistema Leitner. Ele é gratuito, tem em formato de aplicativos e site, de forma que está ao alcance de todo mundo.

É muito simples:

1 – Crie um cadastro no Memrise com seu nome ou um apelido e diga qual é esse apelido nos comentários deste texto.

Criei um grupo de estudo Zinplez no Memrise para que nossas pontuações possam ser controladas apenas entre nós, mas acredito que isso não seja necessário. No grupo, eu teria que adicionar o material de todo mundo. Fora do grupo, qualquer assunto vale.

Também é possível adicionar “mempals” – amigos de estudos. Pode ser uma alternativa ao grupo. Adicionarei quem deixar um comentário abaixo.

2 – Escolha qualquer matéria para aprender e revisar quando bater aquela vontade de procrastinar. Pode ser um idioma, mas pode ser qualquer outro tema. Não tenha vergonha! Quanto mais você procrastinar, maior sua pontuação!

3 – Existem três tabelas de pontuação no Memrise: semanal, mensal e de todos os tempos. À 0h de cada segunda-feira, a pontuação semanal zera. Nosso objetivo aqui é o mês de julho, com as parciais semanais sendo acompanhadas às quintas-feiras!

4 – Nesses poucos dias até o fim do mês, você terá tempo de fazer seu cadastro, escolher um assunto (entre milhares), e ver como o aplicativo funciona. Qualquer pontuação antes de julho será descartada.

Você verá que ganha-se mais pontos para aprender e fazer as revisões programadas do que apenas rever muitas vezes o que você já sabe!

5 – Na 1ª quinta-feira de agosto será revelado o grande campeão do 1º campeonato de procrastinação do mundo!

É só isso! Se houver algum problema com as regras, acertamos até o começo do mês!

Agora você já tem um lugar para procrastinar! Quando bater a vontade, não se controle! A glória do pódio te aguarda!

15 Comentários

    1. ZNP
      ·

      Legal! Dá uma olhada nas línguas e assuntos disponíveis! Também dá pra criar seu próprio conjunto!

      Responder
    1. ZNP
      ·

      É isso aí, Igor! E quem sabe, não curtir um lugar no pódio?

      Obrigado pelo comentário!

      Responder
    1. ZNP
      ·

      Opa! Legal, Walter! Viu que aparece o placar depois de cada prática? Vamos procrastinar!

      Responder
  1. SherlockGomes
    ·

    Pois é cara, isso é devido ao fato de estar produzindo muito mais! E muito dessa produção eu devo a você. Cara, tem sido muito legal plantar os tomates e ter hábitos mais saudáveis. Inclusive a filosofia de menos ser mais. Leio sempre que possível o seu blog mas acabo nem sempre comentando, entretanto, o blog está sensacional! Conteúdo bem completo com várias referências e links muito bons. Continue com o bom trabalho e sucesso!

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Opa Sherlock! Muito obrigado pelo comentário! Muito legal sabendo que você está produzindo bem! E se dar pra participar da brincadeira, bacana! O Memrise é um site/aplicativo bacana de conhecer!

      Responder
  2. RenanMendes
    ·

    Grande ZNP,
    Uma dúvida com relação a sua aplicação no memrise (que por sinal, excelente APP), palavras que já conhece ou já deduz seu significado pela semelhança com outra, você mantém no estudo ou ignora?
    Pensei inicialmente em ignora-las, porém talvez fique mais fresca na memória numa conversação por exemplo. O que acha?

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Olá Renan! Se estão no mesmo grupo (vocabulário do nível de alguma prova ou certificação), eu mantenho. A variação de dificuldade dá um estímulo. É diferente de usar apenas palavras fáceis, que já conhece. Aí é uma perda de tempo! Já entrou no grupo zinplez no Memrise?

      E obrigado pelo comentário!

      Responder

Deixe sua opinião