Zevista Zemanal 17

As novidades, curiosidades e (in)utilidades da semana!

SITES

Reconheço que recomendo poucos sites brasileiros. Hoje limpo um pouco a minha barra ao recomendar o Projeto Draft – um site feito só com notícias interessantes, textos bem feitos e matérias que dão gosto ler, nem que seja pra ter um pouco de fé no Brasil e nos brasileiros.

Pra quem curte efeitos especiais e motion design (vinhetas, aberturas, comerciais e clipes), um site realmente imperdível é o Video Copilot, do Andrew Kramer. Além de vender plug-ins muito bons e usados na indústria, tem uma lista imbatível de tutoriais gratuitos!

Quem quiser entrar nessa carreira pode encarar a lista de tutoriais como um dos melhores cursos gratuitos existentes por aí!

APPS

O AppProva serve tanto para professores e estudantes do ENEM quando para jurídicos – a turma dos concursos.  É gratuito, tem acesso por apps e transforma o aprendizado numa competição com rankings! É um bocado de questões de prova!

Se a sua praia for ENEM ou a área jurídica – aprendendo ou ensinando – vale a conferida!

Outlier é um novo dicionário de caracteres chineses que promete ensinar a evolução dos caracteres pela História de um jeito que faça sentido, facilitando o aprendizado. Ainda não está pronto, mas recentemente foi financiado através do Kickstart.

VÍDEOS

Quem acompanha Game of Thrones ou simplesmente curte efeitos especiais não pode perder o vídeo abaixo, um making of da quarta temporada. Conhecer esses bastidores dá um outro sabor aos episódios:

PODCASTS

Hoje recomendo um episódio do Actual Fluency Podcast (podcast já recomendado na ZZ14).

Desta vez com o linguista, poliglota e também estudante John Fotheringam, do site L2Mastery, que faz observações muito pertinentes sobre como aprendemos idiomas e como nosso cérebro interpreta (ou não) novas informações. É o episódio 56! Vale a pena!

Por outro lado, também ouvi o episodio com Anthony Metivier (episódio 52), e apesar dele falar muito sobre como usar palácios de memória, eu desconfiei bastante do cidadão, que falava sem explicar.

Daí fui até seu site, que tem o pouco confiável nome de Magnetic Memory Method, onde ele oferece uma tonelada de material gratuito e, ao final de uma página bem longa, pede dois pagamentos de 97 doletas para o conteúdo exclusivo.

Cobrar pelo conteúdo não faz de ninguém um trambiqueiro. Ainda mais se o cidadão produz consistentemente material sólido. Dá trabalho! E é uma forma de garantir que produtores de conteúdo excelente continuem trabalhando.

Não gostei é desta abordagem sorrateira de “social media” e do estilo dos artigos, nada objetivos ou científicos. Comecem pelo “about“.

Só para constar, o John Fotheringham, do L2Mastery, também cobra por conteúdo, como a grande maioria dos sites de poliglotas, mas o que vende é basicamente um livro.

Enfim, acho que vale postar os dois juntos para que vocês avaliem por si mesmos. Até porque essa moda já chegou ao Brasil.

2 Comentários

  1. razmth
    ·

    Esse vídeo de GoT ficou muito massa! 😀

    Gostei do Projeto Draft também, as ideias são muito legais.

    Responder
    1. ZNP
      ·

      É legal ver que, mesmo gravando em locações especiais, às vezes não tem nada na cena, né? Valeu pelo comentário, raz!

      Responder

Deixe sua opinião