Prendendo o Buda de Pedra

Um koan é uma pequena história, diálogo, pergunta ou afirmação feita para provocar reflexão. É uma das bases do budismo Zen.

O Shaseki Shu é uma compilação de koans do mestre zen Muju, do século XIII, à qual foram adicionadas outras histórias, do século XIX e XX, e publicada em 1919 por Nyogen Senzaki com o nome 101 Zen Stories. Vou começar por elas, na esperança de entender um pouco do Zen.

Algumas dessas histórias são enigmáticas, outras são surpreendentes, e algumas não fazem o menor sentido – pra mim. Agora deixo ao seu critério.

PRENDENDO O BUDA DE PEDRA

Um mercador que levava 50 rolos de tecido de algodão em seus ombros parou para descansar do calor do dia num abrigo onde havia um grande Buda de pedra. Ali adormeceu, e quando acordou, sua mercadoria tinha desaparecido. Ele imediatamente avisou à polícia.

Um juiz chamado O-oka conduziu as investigações. “O Buda de pedra deve ter roubado as peças” – concluiu o juiz. “Ele deve zelar pelo bem estar do povo, mas falhou em seu dever sagrado. Prendam-o.”

A polícia prendeu o Buda de pedra e levou-o à corte. Uma multidão ruidosa seguiu a estátua, curiosa para saber que sentença o juiz daria.

Quando O-oka apareceu, repreendeu a barulhenta audiência. “Que direito vocês tem de aparecer diante da corte rindo e fazendo piadas desta maneira? Vocês estão desacatando o tribunal, e estão sujeitos à multa e encarceramento.”

As pessoas se apressaram a pedir desculpas. “Terei que impor uma multa a vocês,” disse o juiz, “mas vou relevá-la contanto que cada um de vocês traga um rolo de tecido de algodão em três dias. Qualquer um que não fizer isso será preso.”

Um dos rolos trazidos foi prontamente reconhecido pelo mercador como seu, e assim o ladrão foi descoberto. O mercador recuperou seus produtos, e os rolos de algodão foram devolvidos ao povo.

4 Comentários

  1. MalaVoxa
    ·

    Como funciona para empregar esse koan na meditação? É necessário dar uma decorada de forma geral na história e quando estiver meditando pensar sobre ela? Ou dar uma lida antes de meditar?

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Opa Malavoxa, os koans são usados no budismo Zen pelos mestres pra que os discípulos reflitam. Mas essas histórias não são todas koans! Vou tentar separar algum bacana e postar no próximo!

      E obrigado pelo comentário! 😉

      Responder
      1. MalaVoxa
        ·

        Opa, tamo junto.

        Uma outra dúvida. Você usou alguma vez esse tipo de história na meditação? O que achou?

        Responder
        1. ZNP
          ·

          Opa MalaVoxa! Rapaz, eu sou faixa branca ainda! Muito faixa branca! Meu lance ainda é buscar consistência diária e manter um tempo legal de meditação simples. Se conseguir isso, tá joia!

          Responder

Deixe sua opinião