Eu Confesso!

A Copa Zinplez de Procrastinação está ensinando a ganhar o hábito de estudar por flashcards ao transformar o aprendizado numa competição. Uma pontuação que mostra a evolução pessoal de cada participante e uma concorrência de brincadeira com outros, aumentando as chances de que cada participante continue estudando.

Os participantes estão aprendendo sobre flashcards, vendo o que funciona e o que não funciona, aprendendo mais sobre o assunto de sua escolha e aderindo a um novo hábito. Mas e se fosse o contrário? E se a gente quisesse perder um hábito, e não ganhar?

Afinal, fazer menos coisas é mais importante do que começar muitas!

Partindo do mesmo princípio da Copa Zinplez, em que houve um compromisso público no início, anunciar publicamente é uma das boas estratégias para perder um mau hábito.

Não se trata só de transformar um hábito em outro, de mudar um hábito. Mas largá-lo.

Eu começo!

Confesso que, quando começo a jogar (especialmente o World of Tanks Blitz, visto na ZZ7), não tenho limites! Jogo especialmente nos fins de semana, e não tenho hora pra parar. Jogo a noite toda, indo dormir quando o sol nasce.

Como muitos outros, esse jogo tem um processo de evolução que te obriga a jogar cada vez mais para ter acesso a níveis mais altos. E o fato de ser multiplayer é terrivelmente viciante. Sem falar nos modelos, texturas, interface, cenários – tudo feito de maneira primorosa.

É uma beleza, mas bagunça os planos do fim de semana.

Estou assumindo aqui que vou parar por 30 dias! Começar devagar. 30 dias. Desinstalei o danado. Não vou dificultar. Não quero só ter hábitos produtivos sem diversão nenhuma, mas se a diversão vira procrastinação, está na hora de parar.

Um hábito só por vez. Gostaria de perder outros hábitos, mas por 30 dias, vai ser esse joguinho. Sem recaídas. O acompanhamento será junto da Copa Zinplez, às quintas.

E agora vou focar nos benefícios que o tempo “extra” que parar de jogar por horas vai trazer. Sabe quando você diz “eu faria isso se tivesse mais tempo”? É isso! Esse tempo aparece quando fazemos menos coisas!

E você? Gostaria de parar de fumar? Dormir mais cedo? Evitar as nove saideiras depois do trabalho?

Confesse publicamente aqui (mesmo com um apelido) e vamos mudar isso por 30 dias!

Deixe sua opinião