CZP – Os Vencedores

Há pouco mais de um mês, demos início aos preparativos do 1º campeonato de procrastinação do mundo: a Copa Zinplez de Procrastinação.

Por um mês, toda procrastinação seria convertida em revisões de flashcards no aplicativo Memrise, que permite que, independentemente do assunto estudado, a pontuação seja comparada num placar exclusivo de um determinado grupo. E o nosso grupo teve 28 competidores pontuando. Ou seja, já eliminando aqueles que se inscreveram e não chegaram a começar um curso.

OS VENCEDORES

Quem venceu? 28 pessoas venceram. Aprenderam mais sobre assuntos específicos, alguns tiveram o primeiro contato com os flashcards, muitos dirigiram a procrastinação para a competição e a maioria se divertiu.

O que podemos melhorar para a próxima copa? Eu gostaria de ter uma premiação. Livros sobre procrastinação ou um trofeuzinho com o nick do vencedor estão entre as ideias. Alguma sugestão? Seria legal começar mês que vem e ir até o fim do ano, dividindo em etapas semanais e mensais até dezembro, e consagrando o campeão de 2015!

O que acharam do Memrise? Ok, fora os bugs, que são muitos! Um update bagunçou todos os caracteres com codificação diferente, como árabe, cirílico, japonês, coreano, etc. A última corrigiu esse problema e agora faz trava nos tablets. E mesmo acertando o fuso horário, o placar vira às 22h, não à meia-noite! Isso foi irritante! Aos poucos estão melhorando. A variedade de cursos é boa. O esquema de pontuação e revisão também é.

Então, aguardo as sugestões e críticas da turma pra etapa que inicia em setembro!

Durante esse mês, realmente dirigi toda a minha procrastinação para a Copa. Assim, pude ver como funciona. Em agosto, vou apenas fazer as revisões sugeridas pelo Memrise.

A competição foi ótima! Tive resultados sólidos: já estou aprendendo os kanjis (caracteres chineses) do nível 2 do exame de proficiência em japonês do governo! Em um mês! Obviamente, é um nível em que tão cedo não vou chegar (tem vocabulário, gramática, um bocado de coisa), mas a velocidade do aprendizado e a retenção do método não podem ser desprezadas. Como foi sua experiência?

PRÓXIMAS ATIVIDADES

Para setembro temos o reinício da Copa Zinplez – com mais participantes, prêmios, as sugestões que você tiver – e em breve duas atividades novas! Experiências com idiomas que, se derem certo, poderão acelerar seu aprendizado absurdamente – seja lá em que língua for! As duas são sobre aumento de vocabulário – uma com material escrito, outra acelerando a fluência oral.

Obviamente, vou postar aqui a fundamentação, a ideia, o desenvolvimento, e os resultados. Como tudo, toma tempo. Tempo precioso. Tempo do exercício, da meditação, do lazer.

Por isso, decidi diminuir o ritmo de postagens, publicando artigos sobre aprendizado às segundas. Não quero desculpas para deixar de fazer nada. Postar diariamente não é moleza. Ainda mais atualizando no fórum, facebook e flipboard.

Ao mesmo tempo, me comprometo a postar com mais qualidade. A colocar em prática o que tenho lido em pesquisas acadêmicas recentes sobre linguística e neurociência e ouvido nos podcasts de poliglotas e estudiosos.

Parabéns a todos que participaram! Seria bacana ler sua opinião sobre a CZP, os resultados que tiveram, e as sugestões pras próximas etapas!

5 Comentários

  1. razmth
    ·

    Comecei o mês procrastinando um pouco. Mas fiquei feliz ao ver uns filmes durante a semana e reconhecer várias palavras aprendidas.

    Bom dia, Z!

    Responder
  2. RenanMendes
    ·

    Comecei devagar também, mas a competição de fato estimula, tentei criar até com minha esposa pra competir e travar uma briguinha de quem aprende mais, genial! rs
    Apesar dos bugs, o programa pra mim foi a descoberta de 2015, muito bacana a metodologia, usarei sempre.

    Parabéns pelas matérias, apesar de participar pouco, estou sempre de olho.

    Abração!
    RenanMendes / Soulface

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Opa RenanMendes! Eu vi que você pontuou bem! O Memrise está com atualizações constantes, e deve continuar crescendo. Com certeza é uma adição interessante ao aprendizado em qualquer método! E muito obrigado pelas palavras gentis!

      Responder
  3. MalaVoxa
    ·

    Foi muito boa essa competição no Memrise!
    Vou continuar usando esse site para treinar até a próxima competição. O meu objetivo vai ser conseguir pelo menos disputar com o ZNP e o valter.pinho… Vocês são uns monstros nesse jogo dsHADAUHIhdihu.

    Mais uma vez agradeço a sua disposição por tudo que está fazendo, ZNP. Pelo menos, para mim, houve uma mudança significativa nos meus hábitos.

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Grande MalaVoxa! Você pontuou muito bem! O importante é que a competição apresentou os flashcards de uma maneira diferente a todo mundo que participou – tirando os veteranos, claro! O valter.pinho é um monstro mesmo! Eu não sou nada demais, só desinstalei o jogo de tanques! Daí pude alocar o tempo de lazer pra competição! hehe!

      Muito bom saber que tá indo pra frente! Estamos juntos nessa luta, amigo! E muito obrigado pelo comentário!

      Responder

Deixe sua opinião