Contribua com a Neurociência Brasileira

A 1ª vez que ouvi o nome Suzana Herculano Houzel foi no curso de Neurobiologia da Vida Cotidiana pela Universidade de Chicago, no Coursera. Alguém havia mandado um email corrigindo uma informação do curso baseado em pesquisas da neurocientista brasileira.

Procurei saber mais, e esbarrei em sua bela palestra no TED global, de 2013. Ela havia sido a 1ª brasileira a ministrar um TED, que aliás apareceu aqui antes, no artigo “O Conde de Monte Google”.

Formada em biologia pela UFRJ, tem mestrado nos EUA, doutorado na França e pós-doutorado na Alemanha. Também já foi entrevistada no programa Roda Viva. É colunista da Folha. Já apresentou um quadro no Fantástico. E seu mais novo livro, “The Human Advantage” será lançado em março de 2016 pela editora do MIT. Ela é impressionante.

Nada disso impediu seu laboratório de ter o financiamento cortado pelo governo. Vou evitar as piadas prontas do porquê um governo que acha que a mandioca é uma das maiores conquistas do Brasil cancela pesquisas em neurociência.

Fato é que o laboratório da Dra Houzel vai fechar as portas em breve. A menos que o público evite isso.

Ela abriu um canal de financiamento coletivo na plataforma Kickante para receber contribuições do público, e também como uma maneira de mostrar ao governo como a opinião pública apoia a ciência.

Não precisa ser muito. O pouco que for, de muitos, pode evitar esse atraso. Contribua com o que puder e publique em seu canal nas redes sociais e no seu círculo de amigos. A causa é nobre e importante.

2 Comentários

    1. ZNP
      ·

      É verdade! Bem lembrado. Atingiu 114% da meta!

      Muito bacana ver gente que merece tendo esse reconhecimento. Na 1a vez que contribuí, foi com o Brincadeirantes, do Paulo Henrique Machado. E o resultado foi incrível. Espero que esse vá pelo mesmo caminho.

      http://www.youtube.com/watch?v=rgWsiOFvM6s

      Responder

Deixe sua opinião