Curso de Meditação Budista Tibetana

Continuando o curso de meditação da Universidade da Virgínia pelo Coursera, a semana 3 é dedicada a Mindfulness – que no Brasil é frequentemente traduzido como “atenção plena”.

Mais uma vez, o curso é extremamente rico em quantidade e diversidade de conteúdo. Só nesta semana são quase 8h de vídeos!

Quem estiver com tempo curto pode pular a quase hora e meia do Prof Germano e assistir aos vídeos dos monges, que vão direto ao ponto usando linguagem acessível.

O segmento mais extenso desta vez é ciência, com as excelentes explicações do prof Saron. E um “bônus track” no laboratório de fMRI, mostrando as dificuldades e procedimentos de uma pesquisa com ressonância funcional.

O segmento que fala sobre MBSR (Meditation Based Stress Reduction), utilização clínica pioneira da meditação criada por Jon Kabat-Zinn, também valeu a pena.

Quem está começando deve gostar muito dos “labs” oferecidos como complemento à semana. São meditações guiadas muito boas, servindo tanto como excelentes introduções como maneiras diferentes de ver as práticas.

A semana foi complementada por uma entrevista com Jim Coan, pesquisador em neurociência da Universidade da Virginia, que num bate papo com os profs Germano e Schaeffer fala sobre diversos aspectos da pesquisa, meditação e budismo.

Até agora, a única crítica é a enorme quantidade de material de estudo. Se é que isso é uma crítica!

Deixe sua opinião