ZBrush para Iniciantes: Modelando Pele

Continuando de onde paramos no ZBrush para Iniciantes anterior, temos um rosto com elevações, mas poucas indicações de rugas, marcas de expressão, linhas e poros.

Vamos hoje ver as opções mais comuns para detalhar a pele.

Paramos nesse ponto:

Bouldrin 3d pele

Daqui, temos 3 passos, que podem ser usados em conjunto ou não:

1- Desenhar as marcas de expressão (e puxar os volumes para dar flacidez).

É usar o brush dam_standard nas marcas e, se precisar, máscaras para isolar as partes que serão suavemente puxadas pra baixo, como bochechas e partes entre as rugas.

Bouldrin 3d pele

2- Usar alphas (e o stroke DragRect) para detalhar as marcações da pele.

Vai ser necessário usar uma geometria mais densa (para os atalhos mais usados, veja este artigo). Às vezes será necessário usar o Alpha>>Invert.

3- Noise para os poros.

Os poros podem ser feitos rapidamente mascarando os lugares onde eles forem mais visíveis e indo em Tools>>Surface>>Noise. Pode editar à vontade, e quando estiver satisfeito, Apply to Mesh. Fazer isso num layer ajuda a dar controle.

Depois, poros maiores com alpha ajudam a dar mais variedade.

E vale usar layers diferentes pra graus de detalhe diferentes. Se não gostou de uma parte, tudo bem. Não precisa refazer tudo.

Usar o spray com um tamanho bem grande e intensidade bem baixa ajuda a dar alguma irregularidade nas superfícies muito lisas.

Nesse ponto, a pele fica assim:

Bouldrin 3d Pele

Os passos aqui são comuns. Não tem nenhuma novidade. É a primeira vez que faço alguma pele. Sou um completo principiante no ZBrush e escrevo para usar esses textos como futura referência.

A ideia é aprender o mínimo e praticar o máximo.

Bouldrin 3d Pele

Deixe sua opinião