ZBrush para Iniciantes: Modelando Roupa

Continuando de onde paramos, vamos hoje fazer uma camisa pro nosso personagem.

O 1º passo é decimar o personagem. Mandar um modelo de milhões de polígonos pra um programa como o Maya ou 3ds Max não dá muito certo. Em ZPlugin >> Decimation Master você pode reduzir o número de polígonos do seu modelo. Não precisa ser nada muito limpinho. Vai ser apenas uma referência para a roupa. Se quiser ver como está sua malha, SHIFT + F.

O 2º passo é mandar seu modelo para seu programa de modelagem poligonal. A melhor maneira de fazer isso é pelo GoZ, que fica no menu Tool. Ele manda seu modelo direto pro programa escolhido, prontinho pra ser usado como referência para os acessórios.

A ideia na modelagem poligonal é apenas fazer o acessório de maneira mais simples possível, já que o detalhamento será dado de volta no ZBrush. Assim, modelei a camisa como abaixo, separando os botões em outro objeto. Repare no botão “GoZ” também no 3ds Max:

3ds Max GoZ Camisa

O 3º passo é detalhar a camisa como se fosse a pele, primeiro acertando as proporções gerais, depois as dobras maiores, as dobras menores, e finalmente as costuras:

Rolando Boldrim 3d Camisa

 

Um SHIFT + R e o render BPR mostra uma sombra na luz escolhida:

Rolando Boldrin 3d Camisa

Até o próximo!

Deixe sua opinião