Forçando a Barra!

O Forçando a Barra é a continuidade do Barra para Concursos. Não quero fazer nenhum concurso, só entrar em forma sem ir a uma academia. E como já apliquei muito TAF, juntei uma coisa à outra.

Um mês desde a última atualização. E aprendi bastante nesse tempo! Na primeiras duas semanas, mudei minha rotina completamente.

Estive no Rio, e não fiquei um só dia sem fazer exercícios. Ao invés de pular corda, resolvi correr pela praia. Por outro lado, as reuniões sociais me bombardearam com uma oferta formidável de bebidas e comidas densamente calóricas.

Esperava compensar a comida com os exercícios. O resultado? 2 kg a mais!

Na volta a Sampa, um incômodo no antebraço direito me afastou da barra. Mesmo tratando com gelo o dia todo por muitos dias, confesso que deu uma desanimada.

Fiquei 5 ou 6 dias seguidos sem exercícios quando voltei, mas recuperei a rotina alimentar. Ainda comendo de tudo sem restrição, mas procurando o déficit calórico diário. Resultado? Perdi os 2 kg e um pouco mais. 85,9 kg agora.

O que aprendi?

  1. O equipamento esportivo na orla é fabuloso. Que beleza morar num lugar com barras, paralelas e um bom lugar pra correr, seja praia, praça ou parque;
  2. Pular corda é excelente para o condicionamento cardiovascular, mas não trabalha os músculos da coxa. Pelo contrário, quanto menor a amplitude de movimento, mais eficiente é o exercício com a corda. Correr subindo era complicado. Falta agachamento e avanço na rotina;
  3. Estava pensando em aumentar o tempo de corda, mas vou simplesmente manter os 30 min e aumentar a variedade de exercícios de força. Perder peso não é problema. Nem ficar magro e sem massa muscular é a solução;
  4. Quanto maior o déficit calórico, mais importante passa a ser a escolha de alimentos variados e ricos em fibras, minerais e vitaminas;
  5. Só quando vi que a dor no cotovelo era uma oportunidade de avaliar a rotina e fazer ajustes é que voltei a ficar motivado. Ou seja, uma parada nem sempre é prejuízo, mesmo que seja forçada;
  6. Mais de 4 kg foram embora. E como o “tanquinho” não vai aparecer se a tábua for lisa, está na hora de incluir abdominais;
  7. Como o objetivo é fazer exercícios em casa em pouco tempo, as pranchas, avanços, agachamentos unilaterais e abdominais vão entrar no descanso entre as séries. Um circuito de força mantém o batimento elevado sem levar muito tempo;
  8. A barra que tentei fazer foi com a velha pegada neutra e o polegar engajado. Antebraço doía. Mudei a pegada pra pronada sem envolvimento do polegar e BINGO! Sem dor!

A base ainda vai ser barra, paralelas e corda. Serão adicionados agachamentos, avanços e abdominais nos intervalos. Ou seja, a duração da rotina não vai ser afetada.

Vou seguir e ver o que muda até semana que vem!

E vocês, amigos? Como estão de atividade física?

14 Comentários

  1. Rafael
    ·

    Ei zinplez, cada vez mais me surpreendo com as postagens, só conteúdo interessante. Nessa categoria você da dicas de exercícios sem precisamente ir a uma academia? Irei começar a ler desde o inicio as postagens. Tava lendo esses dias sobre pular corda, mas pra começar com esse tipo exercício já tem que ter um pouco mais de resistência, né?

    Abração

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Oi Rafael,

      No Barra para Concursos eu comecei um programa de exercícios bem simples pra entrar em forma. O objetivo era ver quantas barras poderia fazer em um só mês de treinamento. No “Forçando a Barra” eu mostro o progresso. Até agora, perdi mais de 4 kg e aumentei bastante o número de barras. Pulo corda logo pela manhã pra aumentar a concentração antes do trabalho/estudo.

      Mesmo se não conseguir fazer nenhuma barra, existe uma progressão que vai te levar a fazer muitas! Só seguir o artigo acima!

      Abração!

      Responder
  2. Guttocr
    ·

    Fala ai pessoal!

    Perdi 11kg em um ano e meio, segue a dica:

    – Comecei a praticar kickboxing 2 vezes por semana.
    – Comecei a fazer circuito em casa 2 vezes por semana. (no youtube tem uns legais)
    – Comecei a comer menos porem a cada 3 horas. (para enganar o metabolismo kkk)
    – Quando não fazia circuito pulava corda.

    Estava com 91kg e agora estou com 80kg, minha autoestima melhorou muito depois desta conquista. Sem contar que estou sustentando o peso!

    Acho que agora esta legal para uma pessoa de 1,76m!

    Valeu galera!

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Ora, se não é Guttocr! Boas dicas!

      Kickboxing é pra matar mesmo! É isso aí! Estou no seu caminho! Não tem uma academia boa perto de casa (ou num preço razoável), então vou seguir o planejado. Tenho 1,82m e também quero chegar aos 78~80, que era o peso que tinha quando estava no exército.

      Os circuitos que você fez são tipo PX90? Parabéns pelo progresso!

      Responder
  3. LCV
    ·

    Grande ZNP!

    Parabéns pelo progresso, meu caro. Acho que o mais importante você está conseguindo realizar, que é ser consistente com os exercícios. A alimentação, é claro, não é algo fácil; mas exerce muitas vezes um papel social ao qual é difícil resistir (e talvez nem o devamos).

    A atividade física, por outro lado, parece depender mais da sua força de vontade e determinação em não colocar desculpas à frente do seus objetivos. Você ter viajado poderia muito bem ser uma justificativa. Aí está um lado bom dos calistênicos!!

    Como o colega guttocr, tenho 1,76, mas quero chegar aos 75kg (partindo dos 60). Um dia, sem pressa.

    Abração!

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Olá LCV! É isso ai. Seguir um bom plano com consistência dá resultados tão inevitáveis quanto não seguir plano nenhum. Inevitáveis, mas completamente diferentes!

      Como você já está magro, ganhar massa é uma combinação de mais proteínas e exercícios de força, né? Você está certíssimo: se quer ter boa forma a vida toda, pressa não tem nenhum sentido.

      E parabéns pela pontuação na CZP também! Tá indo bem mesmo!

      Abração,
      Z

      Responder
      1. LCV
        ·

        Exercitar e progredir constantemente durante 15 anos x ganhar 10 kg de músculo em 10 meses. Ambas possuem seus méritos, mas metas e conquistas a longo prazo sempre me fascinaram mais que o outro lado.

        Vou tentar conseguir o segundo lugar no mês de março, porque sei que o 1º já tem dono. O dono do videogame, o dono da bola (mas longe de representar o clássico estereótipo!). Veremos se consigo compensar o fato de eu não ter começado no início do mês.

        Mas a competição é apenas uma consequência do aprendizado, certo? E eu só tenho a agradecer por me ter apresentado o site.

        Parabéns pela perene liderança!

        Forte abraço

        Responder
        1. ZNP
          ·

          Pois é, LCV. Eu estou contigo. Nesses tempos em que tudo é pra ontem, ter resultados sem pressa é pelo menos uma garantia de que você vai estar o tempo todo em algum ponto entre o começo e o objetivo. Resultados rápidos não costumam durar. Seja no corpo, nos estudos, na educação financeira, etc.

          Ahh! Acho que pouca gente está vendo a graça da CZP porque não consegue ver os demais acompanhando a pontuação! Pra ver todo mundo pontuando, basta seguir todo mundo que eu sigo! São 106! Tem muita gente revisando cartões! E tem razão, a competição é só uma brincadeira! Não acredito que estamos procrastinando tanto assim! 😀

          Abração! Z

          Responder
          1. LCV
            ·

            No momento, os que sigo da CZP são você guttocr, hurwitz, Wescley22 e o fedps. Ao menos são os que figuraram em alguma parcial que você postou aqui no blog!

            Mas é divertido. Principalmente ver seus sprints de 100k pontos em pouquíssimo tempo!

            Abração!

          2. ZNP
            ·

            Pode seguir todo mundo! Assim, no seu leaderboard vai aparecer quem estiver pontuando. Tem muita gente dando uns sprints no domingo! Tô vendo o seu agora! hehe!

  4. razmth
    ·

    Aqui eu aderi ao app Freeletics essa semana, por indicação de uns amigos. Aí acompanhamos o leaderboard entre a gente e isso dá uma motivação tipo a copa de procrastinação. Mas não é fácil. Os exercícios são todos em circuitos, revezando entre exercícios que forçam o músculo exercícios mais aeróbicos.

    Estou me animando a comprar uma barra dessas de porta depois que vi uns vídeos, vi que há um contra-apoio além do que fica no umbral da porta. Essa sua custa 3x mais que uma similar que vi, mas aproveito pra te perguntar: você a comprou testando várias ou pegou a primeira pela frente?

    Abração, Z! Boa semana!

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Grande raz!

      Bem bacana o freeletics mesmo! Já vi uns vídeos de resultados que são bem legais! E realmente, fazer entre amigos motiva muito mais!

      Essa barra não encaixa em qualquer portal, mas em compensação, não fica tão fechada quanto a outra. Outra vantagem é colocar só na hora de fazer as barras. Não é nada determinante. A barra tradicional quebra o galho. O principal é tirar a desculpa e fazer a atividade. Comprei numa promoção, foi uns 150 reais. Mas o ideal mesmo seria ter uma praça perto de casa que tivesse! 😀

      Tava sumido, hein?! Espero que esteja tudo 100% contigo!

      Abração!

      Responder
  5. razmth
    ·

    101%, Z!

    Arrumei um estágio e o tempo ficou curto! Em compensação a correria tem me ajudado a meditar regularmente. Até estou voltando a pontuar vagarosamente na copa de procrastinação. Agora estou colocando também os exercícios e espero mantê-los. É engraçado como quanto menos temos tempo, mais somos produtivos.

    Essa conquista tem especial participação sua com os ensinamentos compartilhados por você ao longo do último ano e meio. 😀

    Já agradeci no fórum, mas fica meu obrigado novamente!

    Abraço!

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Caramba! Só notícia boa! Conseguir um estágio no meio dessa crise é tarefa de Hercúles! Parabéns! Gostando do trabalho novo?

      Se está meditando com consistência, fazendo exercícios e até pontuando na CZP, tá de vento em popa! Que beleza! Posta seu peso aqui pra gente acompanhar por aqui tb!

      Eu diminuí a participação na HM, mas vou continuar por aqui.

      Tem razão: pouco tempo com organização rende bastante! Obrigado pelas palavras gentis e parabéns, raz! Que bacana te ver a 101!

      Abração!

      Responder

Deixe sua opinião