Barra Fixa para Concursos

No post original do artigo Barra Fixa para Concursos havia a recomendação das poli barras (ou multi barras) da Kikos ou da Oxer a quem não tivesse acesso a barras num pátio, praça ou orla.

Pra ter ideia de como é o encaixe:

Agora notem, no Youtube, o comentário fixado pelo autor, onde ele diz que o batente da porta quebrou. E é aí que mora o perigo.

Um querido leitor do zinplez usava uma barra destas, quando ela soltou-se do batente. Ao cair, havia um pequeno ressalto, como existem normalmente nos portais. Fraturou imediatamente a patela, tendo que sofrer cirurgia. Vai ficar 2 meses de licença médica e ter que fazer fisioterapia para se recuperar completamente.

radiografia joelho

Já tinha ouvido alguns boatos sobre esse tipo de acidente com o modelo antigo de barra de porta, mas por ter tido uma por muitos anos e nunca ter visto um acidente destes, acabei achando que era mais uma lenda urbana. Não é.

Não tenho opção senão recomendar que esse tipo de barra não seja usada. Segurança em 1º lugar, sempre.

5 Comentários

  1. Santiago
    ·

    Caramba! Estou aqui decidindo qual barra vou comprar para usar no meu apartamento. Estou na dúvida entre aquelas retas de rosquear e travar por dentro do batente (no caso iria colocar nas paredes do corredor, com aquela borrachinha que tem que aparafusar). Ou então uma dessas barras “multibarra”, mas como não confio nas portas do apartamento, pensei em aparafusar o batente na parede usando parafuso parabolt. Não quero me lesionar por conta do equipamento. Dúvida cruel… :/

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Olá Santiago!

      Sem dúvida essas de aparafusar por dentro do batente são mais seguras. Já são uma evolução da barra de rosquear usando só pressão, como eram as antigas. As que encaixam no batente são boas SE o batente for nivelado, se houver espaço para os apoios do outro lado do batente e se o batente for reforçado e aparafusado. Então, mesmo não sendo tão versáteis, porque só permitem a pegada fechada, são mais seguras, e segurança vem antes sempre. Não fique em dúvida: vá na mais segura. Desde que soube deste acidente, não voltei mais a usar a multibarra.

      Abração!

      Responder
  2. Vinicius
    ·

    Bom recentemente andei procurando algumas “Door Bar” as conhecidas barras de porta e descobri que muita gente tem se machucado feio, principalmente fraturando o joelho. Bom pra toda via melhor você mesmo procurar fazer uma especie de adaptação na barra da qual a deixe segura e firme para exercícios ou no caso procurar essas barras mais seguras. Mas duvide sempre da capacidade de peso que as propagandas costumam dizer que suporta. Exemplos de algumas barras que parecem ser segura.
    http://www.thorc.com.br/#thorc
    https://www.youtube.com/watch?v=lQbCtlkVUpQ

    Responder
    1. ZNP
      ·

      Olá Vinicius! Pois é. Infelizmente tivemos um acidente com uma barra de porta, e passei a não recomendar mais. A radiografia que me foi mandada ilustra o acidente. Muito obrigado pelo comentário! Abração, Z

      Responder

Deixe sua opinião